Aprenda o que é assessoria de imprensa e para que serve

icon-calendar 25 de fevereiro de 2019 icon-author Sérgio Cross

(por Raquel Cotta, jornalista, atendimento na Profissionais do Texto)

A assessoria de imprensa é uma das atividades de comunicação corporativa que tem sua atuação ligada à imagem da empresa e sua exposição junto aos meios de comunicação (jornais, sites, tv, rádios, blogs etc ). É um trabalho de relacionamento em que o assessor (normalmente um jornalista) conhece as necessidades de cada mídia e oferece a empresa como fonte para entrevistas e reportagens sobre assuntos dominados por este cliente.

 

Pode parecer fácil, mas não é

Quando iniciamos o trabalho de assessoria de imprensa de um  cliente é imprescindível traçar uma estratégia. Um dos primeiros passos quando começamos um novo serviço é estruturar os objetivos do cliente. É importante saber onde ele quer chegar e qual o caminho que deseja percorrer.

 

Não adianta a assessoria elaborar um planejamento sem saber quais são os objetivos da empresa. Afinal, relações bem sucedidas exigem tempo, planejamento e constância.

Uma outra questão primordial é a definição do público de interesse do cliente. Ter noção de quem é o público de interesse permite que as estratégias sejam mais assertivas. Isso pelo simples fato de que o assessor vai saber onde essas pessoas estão.

A partir daí podemos iniciar nosso planejamento. Isto é, todas as estratégias escolhidas para um determinado cliente. Neste momento fazemos uma lista de atividades que deverão ser desenvolvidas no futuro. Vale colocar prazos para tentar atingir todos os objetivos. 

Após iniciar os serviços, não podemos esquecer de mensurar os resultados obtidos mensalmente. Essa mensuração deverá ir dentro do Clipping.  Esse é o momento que poderemos mostrar para o cliente que valeu a pena o investimento financeiro em um serviço de comunicação.

Assessoria de imprensa fortalece sua imagem nas principais mídias como rádios, tv, jornais e redes sociais

Afinal, para que serve a assessoria de imprensa?

Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, marcas, produtos, personalidades de qualquer campo de atividade, onde esteja sendo desenvolvido trabalho. Em suma, é dar visibilidade nas mídias, locais, regionais, nacionais e internacionais de algo ou alguém. Mas há outro papel desempenhado pela assessoria de imprensa. Leia neste artigo.

Confira abaixo as principais funções de uma assessoria de imprensa:

 Planejamento de comunicação à imprensa – documento que reúne toda estratégias e metas para a comunicação do cliente.

 Elaboração do material de divulgação – produção de textos como artigo, release, nota etc.

 Follow-up com jornalistas – verificação de recebimento do conteúdo enviado e momento de conversa com o jornalista para oferecer o conteúdo gerado pelo cliente.

 Acompanhamento de entrevista – utilizamos este momento para orientar o cliente e acompanhar o que ele vai falar ao jornalista.

∙ Gestão de crise – é uma atividade que visa minimizar, reduzir ou se possível eliminar os possíveis estragos na imagem e reputação de uma organização. É preciso abrir o diálogo com a imprensa e insistir para a divulgação dos argumentos e posicionamentos do cliente.

 Clipping de notícias – é um relatório com o acompanhamento e registro de todos os materiais veiculados na mídia (inclusive canais de mídias sociais) sobre o cliente.

Em resumo, a assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os jornalistas. É quem faz com que uma organização apareça nos jornais, revistas, sites, blogs, rádios, TVs etc.

Aproveite para conhecer um  pouco mais sobre os serviços prestados pela Profissionais do Texto.