Para aparecer na imprensa é preciso rapidez. Entenda o motivo.

icon-calendar 11 de março de 2019 icon-author Sérgio Cross

(por Carolina Castro , jornalista, atendimento na Profissionais do Texto)

Os veículos de comunicação diariamente pautam assuntos dos mais variados temas. Aparecer na imprensa como porta-voz pode trazer um grande impacto para a imagem de uma instituição, pois transmitirá que aquela pessoa ou empresa possui muito conhecimento. Porém é importante entender que nem toda informação é notícia e mesmo após entender o que é notícia é importante conhecer como funciona um jornal ou uma TV caso você queira aparecer na imprensa. Antes de escrever, o jornalista analisa se o tema é atrativo para o público.

Para aparecer na TV ou no jornal é preciso entender que o repórter tem pressa para conseguir um porta-voz e para escrever a matéria.

Assessoria de imprensa pode auxiliar o seu relacionamento com o jornalista

Conhecer como funciona um veículo de imprensa pode fazer diferença na imagem da sua empresa perante os jornalistas. Quando se contrata uma assessoria de imprensa, é o assessor quem recebe a demanda da imprensa e conversa com o jornalista para entender o que o repórter precisa e já conversa sobre o assunto da entrevista com o jornalista.

O assessor em boa parte do tempo está alinhado com a empresa que o contratou e sabe sobre quais temas é interessante a empresa participar, além de muitas vezes conseguir repercutir na mídia assuntos que a empresas quer que sejam divulgados. Contratar uma assessoria de imprensa pode ser fundamental para melhorar o seu relacionamento com a imprensa e a participação da sua empresa nos veículos de comunicação.

Para aparecer na imprensa é preciso entender que o jornalista tem pressa para conseguir um entrevistado

Se você quer aparecer em uma matéria você precisa ser mais rápido que o seu concorrente. Se você é um dos três maiores representantes de um setor X sobre o qual o jornalista está escrevendo a matéria dele sobre, é importante você saber que ele provavelmente entrou em contato com você e com os outros dois maiores representantes.

Por isso é importante ser ágil para participar da matéria, pois geralmente quem responde primeiro, leva! Ou seja, quando você recebe uma demanda de imprensa é sempre bom se atentar ao prazo da demanda.

É bom também se organizar para apresentar um pequeno resumo para o jornalista sobre o que você pode trazer para aquela reportagem. Caso seja uma matéria de boas práticas internas de bancos para os seus colaboradores é bom mencionar quais são alguns dos programas que sua instituição oferece para quem trabalha nela ao invés de apenas falar que pode participar da matéria.

O jornalista tem pressa para conseguir escrever uma matéria

Hoje as redações de jornais possuem menos repórteres e por serem poucos a demanda de entrega de textos é alta. Quando falamos de conteúdo online a demanda é ainda maior.

Por isso, quanto mais rápido o jornalista entrevista um porta-voz, mais rápido ele escreve a matéria, mais rápido a matéria será entregue ao editor para revisão e o conteúdo será publicado no site ou irá para a diagramação do jornal. Por isso se você pode ser entrevistado às 10h e seu concorrente só poderá conceder entrevista às 13h, o jornalista provavelmente dará preferência para te entrevistar.

No vídeo abaixo conseguimos perceber a importância da agilidade no jornalismo. Uma rede de TV fictícia havia recebido de diferentes fontes uma possível confirmação da morte do terrorista Osama Bin Laden, A equipe quis ter a confirmação por uma fonte confiável o mais rápido possível para ir ao ar e ser a primeira a divulgar o fato: