28 de Fevereiro – Dia Nacional do Relacionamento com a Imprensa

icon-calendar 28 de fevereiro de 2019 icon-author Sérgio Cross

28 de Fevereiro é o “Dia Nacional do Relacionamento com a Imprensa”, uma atividade essencial da Comunicação Corporativa e Institucional. A data integra o calendário de datas especiais da Comunicação, criado pela Profissionais do Texto.

“Assessoria de Imprensa”, “Relacionamento com a Mídia” são sinônimos desta prática que é um componente de gestão importantíssimo para empresas e organizações, sejam públicas ou particulares.

Pode até parecer fácil fazer isso, mas não é – como diz a jornalista Raquel Cotta, da equipe da Profissionais do Texto, neste artigo.

Produção de conteúdo de qualidade é o segredo mais importante

Conteúdo de qualidade é o que atrai a atenção da imprensa para enxergar as informações de uma organização ou de um setor como notícias jornalísticas, de interesse público (geral ou públicos específicos). Este é o segredo mais importante. .

Outro é a competência do profissional em elaborar uma sugestão de pauta organizando dados que, de outra forma, poderiam ser, até mesmo, descartados por quem decide, diariamente, o que será e o que não será notícia espontânea no rádio, no jornal, na revista, na TV, na web.

A estratégia de divulgação, o discurso a ser adotado, as palavras-chaves selecionadas são mais alguns pontos importantíssimos. A ação junto à imprensa tem que ser bem planejada para gerar resultados previsíveis; do contrário, o que era para ser um movimento positivo pode se tornar, surpreendentemente, algo negativo e/ou frustrante – uma crise de imagem, até.

Importante frisar que o Relacionamento com a Imprensa é fundamental para combater as famigeradas ‘fake news’ – é um serviço que contribui para esclarecer fatos para a jornalistas e a opinião pública em geral.

A Profissionais do Texto é especialista em Relacionamento com a Imprensa. Tanto assim, que várias marcas de alcance, inclusive, nacional, contam com excelentes resultados em divulgação graças ao Relacionamento com a Imprensa conduzido pela agência – conheça alguns cases.

Minha organização precisa do Relacionamento com a Imprensa?

Qualquer organização precisa. As que preferem ficar alheias ao contato periódico com a imprensa perdem oportunidades de fortalecerem suas marcas e, de outro lado, aumentam os riscos de virem a ser questionadas publicamente, caso se vejam envolvidas em situações negativas ou suspeitas.

Uma marca conhecida pela imprensa é procurada constantemente para ser fonte de consulta para a produção de notícias espontâneas (gratuitas) e, em cenários negativos, ela encontra muito mais oportunidades para apresentar argumentações à opinião pública. Isso porque o relacionamento permite que a imprensa conheça as marcas, sua reputação e seus valores, sua atuação nos mercados, o comportamento e posicionamento de seus dirigentes e gestores etc.

Relacionamento com a Imprensa favorece gestão das organizações

Em dois artigos neste Blog abordamos que o Relacionamento com a Imprensa é um instrumento de gestão e que deve ser exercida por profissionais gabaritados.

Em ‘Inteligência nos negócios envolve ações junto à imprensa’ indicamos como os gestores podem observar o comportamento da imprensa para administrar os rumos de suas organizações.

Trecho: “Observar como age (e reage) a imprensa é uma das formas mais adequadas para um gestor ou dirigente estruturar o discurso de uma empresa e as formas de interação com seus públicos de interesse. É um referencial muito útil, inclusive, para planejar projetos, lançar produtos e serviços e como comunica-los à sociedade – seja por campanha publicitária, ações promocionais, notícias na imprensa ou posts nas mídias sociais.”

No artigo ‘Potenciais ocultos da Assessoria de Comunicação Profissional’, chamamos a atenção dos dirigentes e gestores para encararem a Assessoria de Comunicação de alta qualidade profissional como um meio excepcional para gerar indicadores positivos para o negócio e as marcas.

Trecho: “A importância de contar com uma Assessoria de Comunicação Profissional pode ser explicada, resumidamente, assim: adiciona competitividade; constrói/consolida reputação; serve de instrumento de gestão complementar – inclusive de RH. E tudo isso vale tanto para empresas quanto entidades, governo, ONGs etc.”

Governo federal aposta no conflito com parte da imprensa

O atual governo federal age para manter relacionamento altamente conflituoso com os veículos de imprensa mais importantes e tradicionais do País. Há, aparentemente, uma tentativa de quem recebeu milhões de votos nas urnas em disputar, com alguns veículos de imprensa, audiência e reputação junto à sociedade, com uso das mídias sociais.

Presidente dos EUA, Donald Trump, vive relação turbulenta com a imprensa. REUTERS/Kevin Lamarque

É um caso interessante para se observar. Pode evoluir para um desastre, como pode inaugurar um novo patamar de relacionamento com a imprensa. O mesmo acontece nos Estados Unidos, o que torna o tema ainda mais curioso, em razão das peculiaridades de cada cultura e dos personagens envolvidos.

 

Dicas de livros e filmes sobre o comportamento da imprensa

Várias organizações elaboram guias para prestar orientações sobre como seus integrantes devem conduzir o contato com a imprensa. Há, também, livros e filmes que abordam o comportamento da imprensa ou que são referências no jornalismo:

Livros

Comunicação e Assessoria de Imprensa Para Governos
Marco Antônio de Carvalho Eid – M.Books – 2016

Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia
Jorge Duarte – Atlas – 2011

A Era do Escândalo
Mário Rosa – Geração Editorial – 2003

A Prática da Reportagem
Ricardo Kotscho – Editora Ática – 2000

A Sangue Frio
Truman Capote – Companhia das Letras – 2003

Detonando a Notícia – Como a mídia corrói a
democracia americana
James Fallows – Editora Civilização Brasileira – 1997

Do Golpe ao Planalto – Uma vida de repórter
Ricardo Kotscho – Companhia das Letras – 2006

Fama & Anonimato
Gay Talese – Companhia das Letras – 2004

Jornalismo Canalha
José Arbex Jr. – Editora Casa Amarela – 2003

Muita Sorte e Pouco Juízo
José Roberto de Alencar – Editora Ateliê Editorial – 2002

Filmes

A MONTANHA DO SETE ABUTRES – 1951
Dirigido por Billy Wilder. Com Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur e Frank Cady.

A PRIMEIRA PÁGINA – 1974
Dirigido por Bily Wilder. Com David Wayne, Austin Pendleton, Cliff Osmond, Allen Garfield, Vincent Gardenia, Charles
Durning, Walter Matthau, Lou Frizzell, Jack Lemmon, Martin Gabel, Dick O’Neil, Susan Sarandon e Harould Gould.

BOA NOITE, BOA SORTE – 2005
Dirigido por George Clooney. Com With Jeff Daniels, David Strathairn e Alex Borstein.

CAPOTE – 2005
Dirigido por Bennett Miller. Com Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr. e Chris
Cooper.

CIDADÃO KANE – 1941
Dirigido por Orson Welles. Com Joseph Cotten, Dorothy Comingore e Agnes Moorehead.

FOGUEIRA DAS VAIDADES – 1990
Dirigido por Brian De Palma. Com Tom Hanks, Bruce Willis, Melanie Griffith e Morgan Freeman.

ÍNTIMO E PESSOAL – 1996
Dirigido por Jon Avnet. Com Robert Redford, Michelle Pfeiffer e Stockard Channing.

LEÕES E CORDEIRO – 2007
Dirigido por Robert Redford. Com Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Peña, Peter Berg, Derek Luke.

MERA COINCIDÊNCIA – 1997
Dirigido por Barry Levinson. Com Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Heche e Woody Harrelson no elenco.

O INFORMANTE – 1999
Dirigido por Michael Mann. Com Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer, Diane Venora e Philip Baker Hall.

O JORNAL – 1994
Dirigido por Ron Howard. Com Michael Keaton, Marisa Tomei, Bernie White e Glenn Close.

SÍNDROME DA CHINA – 1979
Dirigido por James Bridges. Com Jane Fonda, Jack Lemmon e Michael Douglas.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE – 1976
Dirigido por Alan Pakula. Com Dustin Hoffman, Robert Redford e Jack Warden.

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Ilustração desta matéria: Crédito: Isaxar