Evite o “efeito TripAdvisor” em sua organização

icon-calendar 18 de abril de 2018 icon-author Sérgio Cross

Manipular situações e informações para iludir o público é uma atividade secular. Casos emblemáticos marcam nossa História. Temos o de Hitler e o nazismo e também os mais recentes, como o mundialmente comentado restaurante fake ‘The Shed at Dulwich’. Inventado pelo jornalista Oobah Butler (foto), ele supostamente estava operando em Londres, repleto de clientes satisfeitíssimos que o recomendavam a todos.

The Shed figurou como 1º lugar no ranking de restaurantes londrinos do consagrado portal TripAdvisor, uma referência mundial em turismo. Mas por não ter checado os dados de Oobah, o Trip feriu seriamente sua credibilidade. O caso é uma lição para gestores de informação, para o público em geral e aos que pretendem estabelecer canais de comunicação com a sociedade.

The shed. Crédito: internet

Confirmar informações de terceiros é uma das primeiras obrigações de qualquer jornalista e de outros profissionais que atuam em Comunicação, estejam a serviço de um veículo de imprensa ou de alguma organização.

Quem busca serviços de Relações com a Mídia (assessoria de imprensa), produção de conteúdo, elaboração de publicações, gestão de redes sociais etc. precisa se cercar dos profissionais gabaritados e experientes no assunto. Uma falha nos processos de Comunicação pode gerar um “efeito TripAdvisor” em qualquer companhia.

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