9 de maio: Dia do Nacional do Planejamento de Comunicação

icon-calendar 9 de maio de 2019 icon-author Sérgio Cross

Em pleno século XXI, ainda é muito comum uma organização – empresa, entidade, governo etc. – administrar a área de Comunicação na base do ‘feeling’ de quem acha que entende do assunto porque está à frente da gestão dessa organização. Planejamento de Comunicação parece uma expressão alienígena para essas figuras. Em 9 de maio é comemorado o Dia Nacional do Planejamento de Comunicação, justamente para lembrar a todos que essa é uma medida fundamental para qualquer ação de comunicação interna e externa que uma organização pretende administrar. A data faz parte do calendário comemorativo de serviços de Comunicação Corporativa que são essenciais às empresas e instituições.

De última hora…

Decisões de última hora relacionadas à Comunicação ocorrem a todo o momento porque os gestores ou esqueceram-se de bolar, com antecedência, algo importante para divulgar um projeto, produto ou serviço ou demoraram para enxergar que as estratégias desenhadas não se mostram suficientes para atingir os objetivos da organização. É nessa hora que fica mais fácil para esses pseudogestores repassar a bomba – que poderá explodir em breve – para os profissionais e empresas de comunicação. Essa postura afeta diretamente a comunicação externa e a interna, gerando perdas em vários níveis.

Segundo pesquisa da empresa Socialbase, uma representativa parcela dos empresários considera a comunicação como item banal, supérfluo, ou seja, um gasto desnecessário: 35% das empresas não mantêm um setor de comunicação; 75% têm dificuldade em localizar as informações na empresa.

Você pratica seus valores?

Um bom exemplo de falta de planejamento de Comunicação pode ser visto nas campanhas voltadas a público externo e interno que, simplesmente, não têm ligação com a realidade, com os valores da organização e/ou de seus ‘donos’, sócios ou acionistas. Se a onda do momento para as marcas é se associar a lemas e ações condizentes com a diversidade, ao combate à discriminação racial, à preservação do meio ambiente etc., de nada vale direcionar volumes de dinheiro para campanhas com esses motes se a organização, de fato, não defende e pratica tais ações e valores. Parece óbvio, né? Mas, para muitos gestores, não.

Comunicação é cara para quem não a planeja

Outro exemplo é tomar decisões de como e onde investir em Comunicação apenas com base no valor do orçamento. Ultimamente tem sido corriqueiro que gestores de organizações decidam concentrar suas ações de divulgação nas mídias sociais, veículos considerados de baixo custo e de alta reverberação – como se a repercussão em massa ali ocorresse num passe de mágica.

Pensando assim, os demais veículos de comunicação, na visão distorcida de tais gestores, oferecem espaços de divulgação a preço muito caro – quando, na verdade, o custo caro é gerado pela falta de planejamento com base em dados técnicos e não apenas em ‘achismos’ e em limites orçamentários.

A falta de conhecimento sobre o público-alvo e também de métricas para acompanhar o andamento dos investimentos e respectivos retornos em Comunicação são práticas, infelizmente, muito em moda na mente de gestores. E são eles que geralmente acham e dizem que Comunicação é ‘muito caro’, ‘dá pouco retorno’, que não precisa de maior atenção no planejamento da organização etc.

Arezzo: coleção PeleMania retirada das lojas. Foto: meiobit

A web não nos deixa esquecer dos erros

Comunicação não é uma ‘ciência exata’. O quanto você investe tem importância, mas não é a principal variável em um planejamento de Comunicação, nem mesmo para as marcas consagradas globalmente – e olha que estas também erram feio de vez em quando. É só lembrar o caso da Arezzo, quando lançou, há cerca de 8 anos, a coleção de calçados PeleMania (foto), produzida com itens feitos de pele de animais, sem devidamente apurar com antecedência quais poderiam ser as reações do público. Não deu outra. Foram diversos protestos e notícias negativas que fragilizaram a marca e ela teve que recolher toda a produção nas lojas.

E note bem: isso foi há 8 anos. Se você digitar na web as palavras “Arezzo” e “PeleMania” ainda vai ler notícias sobre isso. A web não deixa o público esquecer de nada.

Portanto, muito cuidado e atenção ao Planejamento de Comunicação!

 

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