22 de outubro é o Dia Nacional do Jornalismo Empresarial

icon-calendar 22 de outubro de 2018 icon-author Sérgio Cross

O dia 22 de outubro passa a ser, a partir deste ano, o Dia Nacional do Jornalismo Empresarial. A data anual integra a campanha que a Profissionais do Texto lançou em 2018 para homenagear os que atuam com alto nível de qualidade em Comunicação Corporativa. E também divulgar os trabalhos que a Profissionais planeja e executa – entre os quais, o Jornalismo Empresarial.

Ao pesquisar na web, curiosamente, não encontramos uma data que celebre o Jornalismo Empresarial. E olha que esta vertente do Jornalismo é responsável por dar voz ao mundo corporativo junto à sociedade em geral e a públicos de interesse, como a imprensa, os consumidores, os fornecedores e outros.

Há muita demanda por parte da sociedade para este serviço: de acordo com pesquisa Brandshare, da agência de comunicação Edelman, 90% das pessoas desejam que as marcas divulguem temas interessantes nos seus canais de contato externo – elas buscam por interações diretas, ou seja, conteúdo produzido pelas companhias. Mas apenas 17% dizem que as interações com as marcas atende aos seus objetivos pessoais. Ou seja, é um relacionamento desequilibrado. Sua empresa está nesta situação?

Não basta vender: O consumidor quer que empresas produzam conteúdo de acordo com seus interesses e expectativas. E eles ainda não estão satisfeitos com o que recebem…

Sem limites para a comunicação B2C

As empresas que atentam para as vantagens de investir no Jornalismo Empresarial se valem do interesse dos públicos variados por temas relacionados ao seu negócio, como são os que consomem conteúdo relacionado a carros, viagens, motocicletas, doces, roupas, games, refrigerantes, engenharia, imóveis, arquitetura, educação, fotos, vídeos etc.

Jornalismo Empresarial nas edições da revista Open Skies, da Emirates.

Abordar temas que atraiam sua(s) buyer(s) persona(s)* a partir do uso de técnicas do Jornalismo Empresarial é uma excelente estratégia para que as companhias construam espaços onde mesclam transparência, informações institucionais e sobre sua história e planos futuros, dados comerciais e financeiros, posicionamentos, com conteúdos voltados a engajar seguidores e conquistar admiradores. Não há limites para a comunicação B2C** e o Jornalismo Empresarial. Como exemplo de iniciativas nesse sentido, eu citaria revistas de bordo de algumas companhias aéreas, como a Emirates.

*representação do público-alvo ou público ideal dos
produtos/serviços de uma empresa

**B2C (do inglês Business to Commerce) – sigla que traduz
a comunicação entre uma empresa e seu consumidor.

Esta é apenas uma das estratégias para se comunicar com a sociedade, com base no Jornalismo Empresarial. Há diversas.

O Jornalismo Empresarial já foi limitado aos ‘house organs’,
como este impresso. Atualmente, há diversas estratégias
para marcas se comunicarem com seus públicos de interesse.

Jornalismo Empresarial há quase 100 anos no Brasil

No livro ‘Assessoria de Imprensa: Como se Relacionar com a Mídia’, da Editora Contexto, 2005, a jornalista Maristela Mafei, com a qual trabalhei na Folha de S. Paulo, relata que as primeiras manifestações de Jornalismo Empresarial surgiram na década de 1920, há quase 100 anos, portanto. O objetivo era construir uma ponte de comunicação direta para contrapor os veículos de comunicação elaborados pelos sindicatos laborais: era a disputa para ver quem ‘fazia a cabeça’ dos operários.

Os veículos de comunicação empresarial precisam seguir boas práticas

Uma publicação online ou offline de uma companhia não precisa, necessariamente, ter qualquer compromisso com a isenção de posicionamento. Mas deve seguir boas práticas. Ela não deve mentir ao público; omitir ou negar fatos; deixar de reconhecer eventuais equívocos; fingir; enganar; dissimular.

O Jornalismo Empresarial e a imprensa estão sujeitos aos
mesmos riscos quando se fala em isenção editorial: a de
perder/conquistar credibilidade, reputação e leitores,
admiradores, seguidores, espectadores, ouvintes etc.

O Jornalismo Empresarial serve, inclusive, como instrumento, um canal para evitar isso tudo, pois o Jornalismo Empresarial de verdade usa técnicas e preceitos do Jornalismo tradicional, na medida do possível: apurar um fato, relatá-lo como se apresenta, de forma didática, dando espaço e voz a opiniões diversas, preferencialmente.

A empresa que não faz dessa forma corre o mesmo risco dos veículos de imprensa. Estes, não esqueça, são empresas como outras quaisquer e, portanto, refletem seus interesses e posicionamentos no que noticiam ou em parte dele, ao menos. Cabe ao público se manifestar se vai acreditar, concordar ou não com o que irá receber na forma de conteúdo dessas fontes. Isso vai impactar a reputação desses veículos/empresas e determinar sua sobrevivência e evolução no mercado.

CONHEÇA

Conheça nossa campanha “As novas datas especiais para celebrar o trabalho de qualidade em Comunicação” – Se você é da área de Comunicação, que tal adotar também essas datas que a gente criou para divulgar o seu trabalho?

Todas as datas da campanha estão neste post.

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