Dia Nacional da Gestão de Crise - 6 de Novembro

icon-calendar 6 de novembro de 2018 icon-author Sérgio Cross

A crise de imagem é uma das maiores preocupações dos gestores. Com o crescimento avassalador da propagação de fake news, essa preocupação se multiplicou. Marcas são atacadas, por vezes, sem ter havido qualquer fato que justificasse atitudes negativas por parte do público.

Dicas para gerir crises de imagem

Mas, quando há algum fato, a Gestão de Crise de Imagem ganha ares de ‘arte’, quando desempenhada por profissionais tarimbados, competentes e donos de uma excelente reputação.

Sim, o profissional que é contratado para ficar à frente da gestão de uma crise de imagem precisa ser respeitado por um dos principais públicos-alvo desse serviço: os jornalistas.

Esse profissional acaba por agregar sua reputação a do seu contratante na hora de assumir a estratégia de esclarecimento dos fatos que tenham causado dano à marca.

A experiência em casos espinhosos relacionados à opinião pública é um fator que conta muito na hora de contratar uma Gestão de Crise de Imagem. Geralmente, as crises repetem os desdobramentos – mas, claro sempre há surpresas – e ações conservadoras e tradicionais se mostram importantes.

A Profissionais do Texto, seus sócios e sua equipe têm larga experiência em casos assim. Nosso compromisso é fazer as marcas virarem histórias positivas; e isso vale também para as horas de crise – é quando nosso cliente mais precisa de nossa atuação.

Relembre alguns casos famosos de crise de imagem

BRASTEMP – Um consumidor insatisfeito por não conseguir realizar o conserto de sua geladeira, gravou o vídeo “Não é uma Brastemp” para protestar contra a marca. Esta ação registrou rapidamente mais de 200 mil acessos.

A Brastemp agiu rápido também. Um diretor falou diretamente com o cliente para contornar a situação e a marca apresentou um pedido público de desculpas pelo defeito e pelo atendimento.


TRIPADVISOR
– Leia artigo do nosso site: Evite o “efeito TripAdvisor” em sua organização.


SAMSUNG –
A marca registrou perda de US$ 2,3 bilhões, em 2016, em razão de explosões do aparelho Galaxy Note 7. O perigo era tão grave que o equipamento foi banido de todos os serviços de aviação.

Para piorar a situação para a Samsung, funcionários do Burger King, da Coréia do Sul, gravaram em vídeo o momento em que uma pessoa utilizava uma luva térmica para pegar o aparelho que estava soltando fumaça. Este vídeo foi visto mais de um milhão de vezes.

 

Você não sabia que existia o Dia Nacional da Gestão de Crise?

Bem, ela faz parte de um calendário que a Profissionais do Texto criou para celebrar o trabalho de excelência dos profissionais de comunicação em vários segmentos.

Saiba mais neste artigo:

Novas datas especiais para celebrar a Comunicação