14 de Junho é o 'Dia Nacional da Comunicação Integrada'

icon-calendar 14 de junho de 2019 icon-author Sérgio Cross

Hoje fechamos o ciclo do 1º ano do calendário de novas datas especiais para celebrar a Comunicação Corporativa e, claro, o trabalho desenvolvidos por empresas e profissionais da área em prol de organizações públicas e privadas e da sociedade. Afinal, manter uma comunicação ágil, confiável, rica em conteúdo interessante e útil é essencial para qualquer cidadão ou empresa/entidade.

Neste dia 14 de junho, o calendário criado pela Profissionais do Texto celebra o Dia Nacional da Comunicação Integrada.

 

Como a Comunicação está aberta a livres interpretações, há definições diversas para explicar o que é Comunicação Integrada.

A Rock Content, por exemplo, resume assim:

A comunicação integrada é uma estratégia em que se articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação, promovendo a melhor experiência possível para o seu público, ao mesmo tempo em que se consolida a marca.

Considerado o ‘mestre do marketing moderno’, o norte-americano Philip Kotler estabelece que:

Comunicação Integrada abrange a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, bem como sua a integração contínua e permanente, somando esforços para que a mensagem seja concisa a e uniforme. Cada empresa deve coordenar e orientar seus canais de comunicação com o objetivo claro de propagar uma única mensagem que seja coerente com seus princípios.

A Nova Escola de Marketing nos lembra outra definição, da professora Margarida Kunsch:

A comunicação integrada é algo sinérgico e que une a comunicação institucional com a mercadológica somadas a interna, que juntas formam um tripé da Comunicação Organizacional, onde o conjunto de cada setor resulta em uma comunicação eficiente e harmônica.

Comunicação Integrada na prática

Cada pessoa tem suas preferências para consumir informação. Há os que frequentam determinados canais de informação rotineiramente e outros eventualmente, ou nunca – é o caso das gerações que não se adaptaram às mídias sociais, por exemplo, ou das que já nasceram no universo digital dos tablets e smarphones e nem sabem pra que servem um rádio ou uma TV.

Para uma comunicação que produza resultados mais que satisfatórios, é preciso conhecer os públicos e como preferem consumir informações.

Há os que adoram curtir uma publicidade tradicional, que seja hilária, que desperte a curiosidade, que apresente a elegância e a sofisticação de um produto ou serviço; e há os que não suportam este tipo de comunicação e não são (acham que não são) influenciados por ela.

Há os que internalizam mensagens canalizadas via reportagens, comentários nos meios de comunicação, inclusive as mídias sociais, mas sequer dão atenção a um outdoor.

Estes comportamentos diversos praticamente obrigam o planejamento de comunicação de uma organização a avaliar seriamente os meios para formular suas mensagens e direcioná-las, adaptadas, a vários canais de comunicação com os públicos de interesse e a sociedade em geral.

Conhecer o público é essencial, portanto. Só assim os resultados esperados serão mais assertivos, a partir da produção do conteúdo e sua adaptação (linguagem e recursos, como os visuais) às camadas da população a serem atingidas e aos veículos de comunicação selecionados. E por ‘veículo de comunicação’, entenda-se qualquer meio que mobilize a atenção dos outros, até mesmo um evento, uma ação promocional, uma ação de RP, de assessoria de imprensa, um concurso, um sorteio, uma exposição etc. etc.

A Profissionais do Texto é fiel defensora das estratégias que integrem a Comunicação Corporativa de organizações e coleciona vários cases de sucesso para clientes atuantes em setores diversos, como saúde, educação, mineração, infraestrutura, imóveis etc. A agência é expoente na produção de conteúdo e sua adaptação para diversos canais de comunicação, o que potencializa os resultados de cada ação.

“Sempre estabelecemos planos estratégicos que contribuem decisivamente para cumprir e superar os objetivos de cada cliente. Há os que contratam os serviços para lançar produtos, serviços ou elevar vendas; há os que estão interessados em propagar e fortalecer a marca perante os públicos, cativos e potenciais. Com a disseminação de cada vez mais canais de comunicação este planejamento ficou bem mais complexo do que há alguns anos, mas o desafio ficou muito mais interessante para quem gosta de trabalhar com Comunicação Corporativa”, diz Sérgio Cross, diretor da Profissionais do Texto.

Leia mais

Novas datas especiais para celebrar a Comunicação

Dia Nacional da Publicação Institucional – 28 de Março

Dia Nacional do Relacionamento com a Imprensa – 28 de Fevereiro

Dia Nacional da Consultoria em Comunicação – 19 de Janeiro

6 de dezembro é o Dia Nacional da Notícia Positiva

Dia Nacional da Gestão de Crise – 6 de Novembro

22 de outubro é o Dia Nacional do Jornalismo Empresarial

 

Imagens: Pixabay