Media Training: Como ser uma boa fonte para a imprensa

icon-calendar 9 de abril de 2019 icon-author Sérgio Cross

(Por Mariane Rezende )

Conquistar espaço na imprensa não depende só do potencial do seu negócio. Pode até ser uma ideia incrível, mas se o jornalista não tiver acesso a essa novidade, se ele não conseguir as informações que precisa, não existe publicação.

A imprensa busca cada vez mais uma fonte com conhecimentos e acessível para a contribuição em matérias que precisam ser publicadas o quanto antes

A capacitação de fontes, possibilitada pelo media training para lidar com jornalistas e entender melhor a imprensa, faz parte do primeiro passo para conceder entrevistas.

media training é uma das ferramentas mais estratégicas em um trabalho de relações públicas e uma extensão do trabalho de assessoria de imprensa. Este treinamento vai possibilitar que o porta-voz adquira, além de conhecimento e estratégias, a segurança necessária para um diálogo com o público externo e, principalmente, com a mídia.

Quem vai conceder uma entrevista precisa ter informações novas, dados relevantes e passar para o jornalista a segurança necessária para um diálogo, esses são os principais diferenciais de uma boa fonte.

O treinamento pode ser oferecido, por exemplo, a empresários, executivos, políticos, atletas e deve ser personalizado e fazer parte de um plano de Assessoria de Imprensa, para garantir bons resultados.

Listamos seis dicas que podem ajudar a melhorar seu desempenho diante dos microfones

Benefícios do media training

De tudo o que já foi dito até aqui, podemos extrair que um media training qualificado, dentre outras coisas, tem vantagens muito características:

Fortalecimento da sua imagem e da sua marca

Não adianta nada ter bons colaboradores e excelentes produtos e/ou serviços se ninguém sabe se comunicar com a mídia e divulgar os seus produtos e/ou serviços.

Para se destacar em meio aos concorrentes, independente do setor que a sua empresa esteja, uma empresa deve fortalecer a imagem da sua marca. É necessário que ela seja trabalhada de maneira profissional para que a empresa possa colher bons frutos, mas com resultados diferentes, no curto, médio e longo prazo.

A estratégia de comunicação precisa levar em conta os valores e reputação da marca aliados à divulgação dos produtos e serviços oferecidos.

Gerenciamento de crise

Um dos principais objetivos do media training é ensinar aos porta-vozes como agir em situações de adversidades e muitas vezes como evitá-las.

Muitas crises começam por causa de declarações equivocadas à imprensa, mas temos exemplos como: crise de reputação, crises financeiras, falhas de equipamentos ou ainda desastres naturais.  

Conhecimento sobre a dinâmica do jornalismo  

Você vai entender os prazos estipulados pelos repórteres, o que é realmente notícia e entender como funciona a rotina dos veículos de comunicação

Como funciona o curso do media training?

O treinamento busca preparar os porta-vozes que, de alguma maneira, falam por instituições com os veículos de comunicação. Para esses porta-vozes é imprescindível conhecer e entender como a mídia funciona, a dinâmica de produção da notícia e as características do jornalismo.

Se você tem interesse em um curso de media training, saiba que nós, da Profissionais do Texto, temos o programa ideal para te assessorar de forma personalizada.  Entre em contato conosco através do e-mail contato@ptexto.com.br e descubra o que podemos oferecer.