6 dicas para dar uma boa entrevista para a imprensa

icon-calendar 26 de março de 2019 icon-author Sérgio Cross

(Por Luisa Amorim) 

Dominar um assunto nem sempre significa estar preparado para falar sobre ele com a imprensa. Muitas vezes temos o tema na ponta na língua e não sabemos como passar para o jornalista de uma maneira leve, interessante e atrativa para que ele se torne, efetivamente, uma matéria. O jornalista é apenas um intermediador entre o fato e o leitor.

Você sabe dar uma entrevista, como se sair bem e quais são as perguntas mais frequentes? Reunimos aqui 6 dicas para te ajudar a dar uma boa entrevista e tornar esse momento descomplicado.

Confira dicas para dar uma boa entrevista

Confira dicas para dar uma boa entrevista

1. Seja objetivo e pontual nas entrevistas

As redações estão cada vez mais enxutas e a velocidade em que os fatos acontecem e são noticiados está cada vez maior. Os leitores tem ânsia por informações rápidas e os jornalistas, um tempo dedicado para produção de textos cada vez menor. Responda apenas o que foi perguntado – respostas curtas e claras são mais difíceis de serem mal interpretadas.

Nunca deixe um jornalista esperando. Para aparecer na imprensa é preciso rapidez.

2. Procure falar naturalmente com o jornalista

Manter a calma é fundamental. Ao dar uma entrevista, é a imagem de sua instituição que está em destaque, não apenas a sua. Mantenha o foco, fale de maneira calma e controlada e sempre forneça informações de qualidade. Aqui reunimos algumas dicas sobre como se acalmar antes de uma entrevista.

Lembre-se: você domina o assunto e conhece os fatos. Seu papel é fazer com que o jornalista compreenda corretamente e consiga transmitir a informação para os leitores. Algumas vezes as perguntas são provocativas e manter o controle é fundamental para evitar uma crise de imagem. Saiba evitar perguntas “casca de banana” e respondê-las da melhor maneira.

3. Evite termos técnicos e jargões muito específicos da sua área

Nem sempre ao durante uma entrevista para a imprensa a pessoa que está te entrevistando domina o assunto. Usar muitos termos técnicos pode gerar um ruído desnecessário e até tornar o seu assunto desinteressante para o público.

Procure utilizar palavras em português e conhecidas por todos. Tente direcionar sua explicação a uma pessoa completamente leiga e que desconhece o assunto. Caso seja indispensável utilizar algum termo muito específico, certifique-se de explicar em seguida o significado.

4. Procure fornecer um material de apoio para o jornalista

É muito importante para os jornalistas terem acesso a números, dados, estatísticas e outras informações relacionadas ao assunto para deixar a matéria mais consistente. Sempre que possível, forneça esse material de apoio. Ter os dados sempre à mão evita também interpretações erradas e números trocados na hora de escrever a matéria.

5. NUNCA peça para ler a matéria antes de ser publicada na imprensa

Não é incomum que as pessoas peçam ao jornalista para ler a matéria antes de ser publicada. Isso é indelicado e muito mal visto entre os profissionais de comunicação. Certifique-se que está passando a informação de maneira clara e consistente. Reúna dados e aproveite os momentos finais para pontuar algumas ideias importantes que não tenham sido abordadas Dessa maneira você se tornará uma fonte procurada pela imprensa.

6. Não existe “falar em Off” com jornalistas

Jornalista não tira folga. A entrevista começa no momento em que vocês se encontram e acaba apenas quando ele vai embora. Tudo que é visto ou ouvido pode se tornar parte da matéria. A conhecida expressão em inglês “off the records”, utilizada quando a fonte dá uma entrevista com informações privilegiadas e não quer que seu nome seja publicado, nem sempre garante o anonimato. O ideal é falar apenas o que pode ser de conhecimento de todos, mesmo que exista uma relação de confiança. Diga sempre a verdade.

Bônus

* Dica bônus: Media training

Os serviços de media training, ou treinamento para a imprensa, te ajudam a aperfeiçoar seu relacionamento com os jornalistas e ensinam táticas e estratégias para dar entrevistas de qualidade. Veja aqui como o media training torna você uma fonte procurada pela imprensa!