6 de dezembro é o Dia Nacional da Notícia Positiva
Ela merece ser homenageada. Afinal, a Notícia Positiva é o que todos buscam a cada dia, em suas vidas, no trabalho, nas redes sociais, na imprensa etc. É, também, o que as empresas e instituições procuram gerar seguidamente para impactar a sociedade, de modo a recrutar admiradores, seguidores, apoiadores e multiplicadores de seus conhecimentos e informações, produtos, projetos, bandeiras e serviços, e, assim, ganhar pontos para a reputação de suas marcas.
Com a comunicação digital, todos viraram produtores de conteúdo. Então, a homenagem relacionada a esta data não vai apenas para os jornalistas, mas a todos os empenhados em rechear o nosso dia a dia com fatos positivos que nos aliviam as tensões, abrem perspectivas, nos estimulam a saber mais e a acreditar que a humanidade é capaz de boas ações – ainda mais diante de tantas notícias negativas com as quais convivemos diariamente.
Ainda hoje, há quem cobre dos veículos de imprensa um maior espaço nas manchetes para notícias positivas. Ouço isso semanalmente, por exemplo, de empresários e dirigentes de entidades de classe. Reclamam que os aspectos eventualmente negativos de um tema costumam ganhar relevância em relação aos positivos. Discordam, portanto, da máxima que ainda guia boa parte dos jornalistas de imprensa: se quer que fale bem, para isso serve a publicidade (paga).
G1, das Organizações Globo, tem espaço para notícias positivas.
Visão crítica dos fatos
A imprensa tradicional se pauta pela visão crítica dos fatos. Por trás disso pode haver interesses diversos, afinal, as empresas que controlam os veículos de imprensa têm seus próprios interesses ou assumem, eventualmente, a defesa dos posicionamentos de seu público-alvo.
Lidar com a imprensa, estabelecer uma relação respeitosa, tornar empresários e gestores institucionais como fontes confiáveis são ações que devem ter a condução de profissionais experientes no assunto. Esse relacionamento, quando bem azeitado, consegue até transformar notícia ruim em neutra ou positiva. Argumentação e estratégia são as peças essenciais desse ‘jogo’. A Profissionais do Texto, por exemplo, coleciona excelentes cases de notícias positivas para seus clientes, fruto de um relacionamento estreito com a mídia ao longo de mais de 20 anos.
Site Só Notícia Boa tem ótimo acesso por privilegiar as notícias positivas.
O que é boa notícia?
Em artigo de 2010, Alberto Dines (foto), um dos gurus da imprensa brasileira, falecido em 2018, indagava:
“O que é uma boa notícia? (…)
Toda notícia é, em princípio, boa. Saber é muito melhor do que ignorar. Esta é a base do jornalismo moderno, democrático. O ditado em inglês ‘no news are good news’ – nenhuma notícia é boa notícia – vai na contramão do conhecimento e da participação.
A imprensa é sempre otimista, mesmo quando critica. Apontar erros e malfeitorias é sinal de excelência. A busca da verdade é a suprema prova de confiança na humanidade.”
O público consome o que quer consumir
Na boa. Se você acha que a ‘culpa’ de serem veiculadas tantas notícias negativas é de quem as produz, lamento, mas discordo: os veículos divulgam o que o público quer ver/ouvir – pesquisas de audiência indicam se estão ou não atendendo às expectativas das pessoas. Tragédia, dramas humanos, injustiças, prisões etc. alimentam as emoções que guardamos no inconsciente e chamam muito a atenção do público. Por isso, repercutem dias, semanas no noticiário e nas redes e isso alimenta a audiência dos veículos. Estão aí os programas policiais para comprovar que o público consome o que quer consumir.
Notem que há notícias negativas de interesse nacional – caso boate Kiss – que merecem ser noticiadas com peso. Mas diariamente somos bombardeados com casos e mais casos negativos que nada têm a ver com a nossa realidade, como um acidente entre carros em outro país, uma enchente em uma cidade na Ásia etc. E com as mídias sociais essa prática de compartilhar desgraças em vídeo, foto, áudio e texto proliferou exponencialmente.
Onde vejo notícias positivas?
Bem, o que é notícia ruim para uns, pode ser notícia boa para outros. Para quem quer evitar os fatos ruins tradicionais da mídia, há sites que se dedicam a isso. Exemplos são:
Seja ruim, seja boa, é melhor – sempre – ter acesso livre às notícias.
Você não sabia que existia o Dia Nacional da Notícia Positiva?
Bem, ela faz parte de um calendário que a Profissionais do Texto criou para celebrar o trabalho de excelência dos profissionais de comunicação em vários segmentos.
Saiba mais nestes artigos:
Novas datas especiais para celebrar a Comunicação
Dia Nacional da Gestão de Crise – 6 de Novembro
22 de outubro é o Dia Nacional do Jornalismo Empresarial
#comunicação #notíciapositiva #sónotíciaboa #profissionaisdotexto #assessoriadeimprensa #relacionamentocomamídia