Potenciais ocultos da Assessoria de Comunicação Profissional

icon-calendar 23 de abril de 2018 icon-author Sérgio Cross

O potencial que gestores nem sempre percebem sobre a Assessoria de Comunicação Profissional

Gestores de empresas e instituições nem sempre percebem o enorme potencial da Comunicação Corporativa Profissional para os objetivos de negócio ou institucionais. Muitos se mostram surpresos quando têm a oportunidade de verificar os resultados de curto, médio e longo prazo dessa decisão.

Comunicação Corporativa bem planejada e executada vai muito além de dinamizar vendas e lucratividade do negócio ou expor uma marca.

Receita para empresas e instituições

A importância de contar com uma Assessoria de Comunicação Profissional pode ser explicada, resumidamente, assim: adiciona competitividade; constrói/consolida reputação; serve de instrumento de gestão complementar – inclusive de RH. E tudo isso vale tanto para empresas quanto entidades, governo, ONGs etc.

Competitividade porque permite a dirigentes e ao corpo funcional dedicarem mais horas ao negócio central da companhia ou projetos da instituição. Lidar com Comunicação Corporativa exige profissionais experientes e competentes e este custo é geralmente minimizado pela terceirização.

A reputação é uma conquista muito facilitada quando a Comunicação Corporativa é eficiente, está aliada ao plano de negócios e à cultura organizacional.

Em apoio à gestão, a Comunicação:

  1. empodera áreas internas, inclusive com informações sobre mercados, concorrência, hábitos de consumo etc.;
  2. expõe projetos e iniciativas das equipes da empresa/instituição, o que gera clima favorável e ainda estimula todos a produzir casos positivos para serem disseminados;
  3. alerta para eventuais falhas de processos – que podem resultar em graves crises – ao apurar informações para uma divulgação externa, por exemplo;
  4. constitui instrumento fundamental às ações para debelar crises.

Investir ou gastar?
Gestores de empresas e instituições que aproveitam todo este potencial da Comunicação podem até investir menos do que os que optam por relegar esta importante área a quem não tem o devido preparo, eventualmente, em razão de uma suposta – e ilusória – economia de custos.

Esta tal ‘economia’ pode cair por terra, virar gasto em vez de investimento, quando se analisa o retorno (ROI – Return On Investment) e o desenvolvimento organizacional obtidos a partir das contribuições fornecidas por uma Assessoria de Comunicação Profissional.