Clipping: o que é e qual a importância?

icon-calendar 31 de julho de 2019 icon-author Sérgio Cross

(por Karla Monteiro)

O nome “clipping” tem origem estrangeira: significa recorte em inglês, mas nada mais é do que o monitoramento e análise de notícias divulgadas em jornais, revistas, sites, blogs, TVs ou rádios que mencionam sua marca, empresa ou nome.

Esse monitoramento constante é utilizado pelas assessorias de comunicação ou empresas de relações públicas como ferramenta para medir como a sua imagem ou da empresa está sendo vista pelo mercado.

Qual a importância do clipping?

Através da análise dos clippings as assessorias de imprensa podem ajudar os seus clientes a montar estratégias e soluções para que alcancem seus objetivos, se posicione da maneira positiva no mercado e junto à imprensa.

O clipping permite mensurar como a imagem está sendo percebida pelas pessoas. Caso seja identificado notícias negativas relacionadas à marca é possível pensar em um reposicionamento da imagem. A análise do noticiário permite antecipar a chegada de uma crise e se preparar para superá-la sem danos significativos a imagem.

Nessa busca por notícias de interesse será fácil identificar a movimentação da concorrência e de como o mercado está se comportando. Através dessas informações é possível realinhar as estratégias de comunicação e marketing. 

Recentemente, os jornalistas Auber Lopes de Almeida e Nubia Silveira lançaram o livro “Clipping”, pela editora Farol 3 Editores, no qual relembram como surgiu a função. Empresários da área de clipping com atuação no Brasil e no exterior, profissionais, pesquisadores e professores de Comunicação foram entrevistados pelos autores.

“Clipping”, dos jornalistas Auber Lopes de Almeida e Nubia Silveira

 

Como é feito um clipping?

Direcionamento das buscas

As palavras referentes a sua marca, empresa ou nome precisam ser listadas e inseridas na ferramenta de busca. É recomendável que seja incluído palavras da concorrência ou do mesmo segmento.


Organização

Com o tempo serão inúmeras notícias armazenadas e se não estiver organizado (criando pastas com assuntos e datas de publicação) os arquivos vão se perder. É importante ressaltar que fazer isso desde o início facilitará o trabalho de análise das publicações.

 

Importância dos veículos

É importante ter conhecimento sobre os veículos onde as matérias foram publicadas. A origem da notícia tem tanta relevância quanto o que está sendo dito da marca, empresa ou pessoa. Uma matéria publicada em um veículo nacional não pode ter o mesmo peso de uma matéria veiculada em um veículo local, por exemplo.

 

Por que clipping é importante?

Saber o que está sendo falado por formadores de opinião, jornalistas e o público em geral é fundamental para a gestão da empresa. Através do clipping é possível descobrir o que as pessoas pensam e falam sobre a sua marca; antecipar-se a problemas; detectar focos de crise; identificar momentos em que a marca precisa ser lembrada; mensurar os resultados dos esforços de comunicação.