5 dicas de como manter a calma antes e durante uma entrevista ao vivo

icon-calendar 24 de abril de 2019 icon-author Sérgio Cross

(Por Fernanda Nalon)

Os veículos de comunicação são ótimos meios de tornar a sua empresa e você ainda mais conhecido na sua área. Entretanto, dar uma entrevista ao vivo nem sempre é fácil. O sentimento de insegurança, o medo das perguntas e falar em público podem ser um problema.  Apesar de ser difícil para algumas pessoas, existem modos de se acalmar e tornar a experiência da entrevista mais tranquila.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter a calma antes e durante uma entrevista ao vivo.

  • Respire fundo logo antes de dar uma entrevista

Procure manter uma respiração calma e ritmada. Isso ajuda o seu organismo a entender que você não está em uma situação de perigo. Além disso, manter a calma colabora para que você não fale mais do que deveria e fuja do assunto.

Experimente exercícios de respiração para se acalmar e controlar os seus batimentos cardíacos, como: Inspire profundamente e depois expire apertando levemente os lábios. Solte o ar lentamente, sentindo como o oxigênio sai do seu corpo. 

  • Não tenha medo do tema

Você sabe sobre o que você está falando! Se o jornalista entrou em contato com a sua assessoria de imprensa ou te convidou para aquela entrevista específica é porque ele sabe que você é um especialista no assunto. Antes de começar a gravar ele vai conversar com você e alinhar algumas perguntas para aprofundar o assunto. Aproveite para focar no tema da entrevista e praticar as suas respostas antes do “gravando”.

  • Seja sincero antes da entrevista

O jornalista irá conversar com você antes da entrevista. Saiba das suas limitações, se você não sabe falar sobre determinado tema dentro do assunto da pauta deixe isso bem claro para o profissional, para que ele não te pegue de surpresa.

  • Pense positivo

A palavra e o pensamento tem poder.  Tenha em mente que tudo dará certo. Evite pensar no “E se?”. Segundo o escritor norte-americano, Norman Vincent Peale, no livro “O Poder do Pensamento Positivo” (Editora Cultrix), enxergar o lado positivo das coisas o ajuda a ter mais confiança, falar bem e apresentar os pontos importantes sobre determinado tema.

  • Tenha uma postura de confiança

Segundo a psicóloga e professora de Harvard, Amy Cuddy, quando nós nos sentimos mais confiantes e poderosos, nós temos a tendência de expandir o corpo, ou seja, manter uma postura mais ereta, aberta e de cabeça erguida. Em sua palestra no TED Global 2012, “Your body language may shape who you are” , a psicóloga apresentou um estudo que comprova que a postura e a linguagem corporal alteram os níveis hormonais das pessoas e os ajudam a ter mais ou menos confiança. Amy aponta que manter a espinha ereta e se colocar em uma “posição de poder”, como a Mulher Maravilha, por exemplo, colabora para que o seu cérebro entenda que você tem controle sobre aquela situação e se sente mais confiante.

Assista o TED Talk e aprenda mais sobre como a linguagem corporal molda quem você é:

 

Outras dicas para uma boa entrevista ao vivo:

Manter a calma é o primeiro passo para dar uma boa entrevista ao vivo. Após colocar a sua “posição de poder” em prática, conversar com o jornalista, respirar fundo e alinhar os pensamentos, confira também 6 dicas práticas para se sair bem em uma entrevista