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Portfólio

Contexto

O ano era 2006 e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) acabara de modernizar a gestão e repactuar seus objetivos e metas institucionais. Faltava o ingrediente ‘Comunicação’ para oferecer suporte às ações estabelecidas em seu planejamento estratégico. Ainda mais que a Entidade é a porta-voz de gigantes da mineração, responsáveis por mais de 85% da produção mineral brasileira e muitas delas atuantes em vários países, como é o caso da Vale, Anglo American, Nexa Resources, entre outras.

Coube à Profissionais do Texto fazer parte deste ousado projeto institucional, praticamente desde o início. A agência já estava embasada em experiências de grande sucesso para outros clientes de atuação nacional. Um dos projetos em curso para o IBRAM é o Portal da Mineração – www.portaldamineracao.com.br, cujo conteúdo é produzido pela agência.

A Profissionais também cuida da gestão dos canais de redes sociais, obtendo grandes resultados principalmente com publicações orgânicas.

O que fizemos

A Profissionais estabeleceu em conjunto com os novos dirigentes um planejamento de Comunicação Corporativa, em que foram inseridas ações voltadas tanto à divulgação do Instituto quanto a de seus posicionamentos relacionados ao desenvolvimento da atividade minerária sustentável no Brasil.

A agência implantou serviços de Comunicação, como Assessoria e Relacionamento com a Mídia, Publicidade & Propaganda, Publicações online e offline, Parcerias com veículos de imprensa, Planejamento e Divulgação de Eventos Setoriais, entre tantos outros.

Um dos destaques dos serviços prestados ao IBRAM refere-se ao apoio à organização e à divulgação de um dos maiores eventos do setor mineral (EXPOSIBRAM) desde 2007, que reúne feira de negócios, exposição e congresso setorial internacionais. A EXPOSIBRAM costuma reunir entre 40 mil e 50 mil participantes e visitantes.
Foi estratégica a decisão da Profissionais do Texto em manter equipe de profissionais na sede do cliente, o que conferiu mais agilidade ao atendimento às demandas.

Resultados

  • A voz setorial: Consolidação do IBRAM como porta-voz da indústria brasileira de mineração e formador de opinião sobre temas correlatos.
  • Reputação em alta: Evolução da reputação do Instituto perante os stakeholders e a sociedade.
  • Divulgação e gestão: Exposição massiva da marca e organização das ações de Comunicação.
  • Identidade positiva: Aumento substancial de inserções positivas na imprensa sobre o tema mineração na imprensa nacional.
  • Dinamismo: Comunicação interna e com a sociedade mais ágil, rápida e eficiente.