Portfólio

Contexto

Este é um case que ilustra a competência da Profissionais em lidar com situações complicadas No 2º semestre de 2016, a Profissionais do Texto foi selecionada entre várias agências para gerenciar a severa crise de imagem em que se viu envolvido o HOME – Hospital Ortopédico e Medicina Especializada, com sede em Brasília-DF.

Suspeito de integrar a “Máfia das Próteses”, algo enfaticamente negado por sua direção, o HOME passou a figurar no noticiário policial.

A Agência atuou por seis meses para debelar a crise na imprensa e nas mídias sociais – trabalho exaustivo que tirou do hospital o foco das reportagens, estancando notícias negativas sobre o HOME.

O que fizemos

As ações mais destacadas  foram:

  • formar um conselho de gestão de crise com representantes do cliente, do departamento jurídico e da Agência;
  • organizar as informações (briefing) por parte do cliente sobre o caso;
  • analisar o conteúdo do noticiário, inclusive editoriais;
  • gerenciar as demandas da imprensa (atender todas as solicitações) e as mídias sociais, interagindo com o público;
  • elaborar notas de esclarecimento;
  • treinar porta-vozes;
  • iniciar divulgação dos fatos sob a ótica do HOME para público externo e também interno.

Resultados

  • Relacionamento afinado: Construção e organização do relacionamento do Hospital a Universidade Católica com jornalistas.
  • Mais valia: Atuação da assessoria jurídica do hospital qualificada pela interação com a experiência e o conhecimento da Assessoria de Comunicação Profissional sobre crises de imagem.
  • Informação precisa: Jornalistas devidamente informados sobre argumentos da direção do HOME contrários à suspeita de envolvimento na crise.
  • Geração de fatos: Abertura de espaço no noticiário para notícias positivas/neutras sobre o hospital, seus profissionais e sua atuação, mesmo no decorrer da crise da “Máfia das Próteses”, no qual o hospital se viu envolvido.
  • Recuperação de imagem: Restabelecimento de reputação junto aos stakeholders (pacientes, médicos, gestores de planos de saúde, fornecedores etc.).
  • Reversão positiva: Clima favorável para a retomada dos negócios.