Live ‘Ptexto Apresenta’ – Especialistas em Comunicação falam sobre estratégias e ações durante a pandemia

icon-calendar 24 de junho de 2020 icon-author Sérgio Cross

Em live, mineração anuncia fórum virtual de negócios para empresas de todos os segmentos e corretora apresenta seguro de vida com cobertura para coronavírus.


Executivos experientes de Comunicação Corporativa dos setores de saúde, mineração e seguros falaram hoje (24/6) sobre estratégias adotadas para superar os desafios impostos pela pandemia, que provocou severas mudanças no dia a dia e também nas expectativas das organizações e das pessoas. O encontro foi organizado pela Profissionais do Texto e transmitido ao vivo pelo Youtube. A live Comunicação Corporativa em Tempos de Pandemia faz parte do projeto PTexto Apresenta e pode ser acessada neste
link.

Participaram Paulo Henrique Soares, Diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), cujas associadas respondem por mais de 85% da produção de minérios do Brasil; Carol Lopes, Gerente de Comunicação e Marketing da Corretora Seguros BRB, que está entre as 10 maiores corretoras do país; Andrea Pinheiro, Gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Sabin, um dos líderes nacionais em Medicina Diagnóstica; Sérgio Cross, jornalista e sócio da Profissionais do Texto.

Seguro de vida com cobertura para covid-19

A Gerente de Comunicação e Marketing da Corretora Seguros BRB, Carol Lopes, destacou a importância da preocupação com a vida e com os colaboradores, que estão trabalhando em home office

A corretora resolveu adaptar seus produtos justamente para ajustá-los à nova realidade de seus clientes, por isso lançou a cobertura do seguro de vida para covid-19. A Corretora Seguros BRB foi a pioneira, em Brasília, a oferecer esse tipo de cobertura.

Além da preocupação com os colaboradores e clientes, alguns setores estão focados também em atender as necessidades das comunidades em que estão inseridos. É o caso da mineração. O Diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, abordou as doações que o setor tem realizado para municípios e também para os profissionais da saúde que atuam nas cidades com a presença de mineradoras. O setor doou cerca de R$ 900 milhões para apoiar iniciativas de prevenção e combate à pandemia.

Desafio: alinhar a comunicação

Durante a live, os participantes debateram as mudanças que o isolamento social trouxe para a forma de se comunicar com os vários públicos. “O desafio foi alinhar a comunicação com o momento que estamos enfrentando. A pandemia fez com que as corporações precisassem repensar o tom das campanhas”, lembra Andrea Pinheiro, gerente de Comunicação Corporativa do Grupo Sabin. Para ela, o momento fez com que o Sabin tivesse uma comunicação ainda mais responsável, educativa e esclarecedora. A empresa também enxergou oportunidades de mercado para oferecer um novo serviço voltado a auxiliar na retomada das atividades econômicas e garantir a segurança de todos. A consultoria empresarial do Sabin define  protocolos sanitários e o monitoramento de testagem para todos os colaboradores.

Oportunidade de negócios

A pandemia foi analisada como um catalisador de mudanças no cenário empresarial pelos participantes. “É uma oportunidade de revolução”, afirmou Paulo Henrique. Como forma de apoiar pequenos e médios fornecedores e incentivar a economia, o IBRAM irá realizar o E-mineração: evento virtual de negócios (www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao). O evento irá realizar a conexão entre o setor mineral e fornecedores de diversos segmentos Brasil afora. A programação prevê rodadas de negócios, palestras técnicas, pitchs de negócios para startups, lives e outras atrações.

A grande quantidade de conteúdo que tem sido produzida pelos veículos e consumida pelo público foi um importante ponto debatido no encontro. Os participantes fizeram observações sobre a utilização de informações de fontes seguras e que a gestão de conteúdo será uma importante ferramenta para as empresas que desejarem divulgar informações. “A audiência está cada vez mais segmentada, por isso, é importante saber elaborar um conteúdo para o momento certo e para a pessoa certa”, disse Carol Lopes.

“Foi excelente ter acesso às experiências e conhecimentos dos três especialistas em Comunicação Corporativa. São relatos de quem está em organizações que não tiveram suas atividades interrompidas, pelo contrário, passaram a atuar com mais afinco e segurança para seguir em operação. Muitos gestores buscam referências sobre como agir neste momento e esta live proporcionou isso”, disse Sérgio Cross, da Profissionais do Texto.

Próxima live do projeto PTexto Apresenta

O próximo “PTexto Apresenta” acontece no dia 8 de julho, às 18h, com o tema “Como ficará a educação pós-pandemia”. A transmissão será feita pelo canal do Youtube da Profissionais do Texto – https://www.youtube.com/user/profissionaisdotexto.