fbpx
Personalizar preferências de consentimento

Usamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como "Necessários" são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para permitir as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Nenhum cookie para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Nenhum cookie para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Nenhum cookie para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Nenhum cookie para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Nenhum cookie para exibir.

Grupos empresariais falam dos desafios que enfrentaram para adaptar seus negócios e operar no período de pandemia

icon-calendar 23 de julho de 2020 icon-author Sérgio Cross

Na 4ª live do projeto PTexto Apresenta a inovadora empresa de logística Clique Retire anuncia expansão para novas praças no Brasil.

Inovação, agilidade e adaptação têm sido fundamentais para “sobreviver” à pandemia do novo coronavírus e manter o negócio operando. É a opinião unânime dos executivos do Grupo Sabin, da Multiplan e do Clique Retire que participaram da live “Desafios da pandemia e o futuro dos negócios”, realizada pela Profissionais do Texto e transmitida nesta quarta-feira (22/7) pelo canal do YouTube da agência.

Em pouquíssimo tempo, essas empresas precisaram inovar para superar as situações impostas pela crise em razão da pandemia do novo coronavírus.

Lídia Abdalla, presidente executiva do Grupo Sabin, um dos maiores players de medicina diagnóstica do país; Marcelo Martins, diretor regional da Multiplan, uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil; e Gustavo Artuzo, diretor executivo da Clique Retire, empresa inovadora de logística para o e-commerce, comentaram sobre como os diferentes setores estão se comportando desde o início da pandemia em março. A live foi conduzida pela jornalista Mariane Rezende, da equipe da Profissionais do Texto.

Segundo Lídia Abdalla, o grande desafio do Sabin com a pandemia foi atender à grande demanda por exames de covid-19, preservando a saúde e a segurança de colaboradores e pacientes. Uma das medidas adotadas foi reforçar o atendimento domiciliar, com novos canais de relacionamento com o cliente. “Completamos 4 meses de pandemia com muitos aprendizados e um caminho longo a percorrer na retomada no pós-covid”, diz.

Para o executivo da Clique Retire, Gustavo Artuzo, a pandemia trouxe muitas mudanças e a mais intensa é a do comportamento do consumidor. Isso provocou uma reformulação do planejamento estratégico da empresa. “Passamos por um processo de reinvenção na forma de trabalhar”, diz Gustavo. “Os varejistas investiram fortemente no e-commerce dobrando a demanda pelos nossos serviços de logística”, acrescenta.

A Clique e Retire investiu em um sistema que facilita a entrega dos pedidos dos clientes – o consumidor compra on-line, por exemplo, e escolhe um ponto fixo mais perto de seu local para retirar o pedido; pode ser uma loja de uma rede varejista, uma agência dos Correios ou um e-box (armário) em estação de metrô, rodoviária etc.

Interromper o funcionamento de um shopping em apenas 72h foi, sem dúvida, o grande desafio apontado pelo diretor regional da Multiplan, Marcelo Martins. “Precisamos suspender todas as atividades, pavimentando um caminho que não sabíamos se seriam dias ou semanas, para retornar lá na frente. Vínhamos em um ritmo de crescimento excelente, em um ano promissor”, conta Marcelo.

Upgrade e diversificação das formas de atender o cliente

O e-commerce de excelência e novos canais de atendimento ao cliente serão frutos dos meses de isolamento social trazido pela pandemia. “Os shoppings vão voltar a funcionar da mesma forma que funcionavam, mas, certamente, com muitos aprendizados. Por exemplo, o drive-thru permanecerá como um novo canal de contato com os nossos clientes”, explica Marcelo.

Clique Retire anuncia expansão

A expansão geográfica será inevitável para a Clique Retire nos próximos meses. “Tivemos que antecipar planos de expansão para conseguir atender aos pedidos. Vamos precisar atender às necessidades não só do modelo on-line como também do varejo físico”, comenta Gustavo. “Já operamos no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. Em breve, chegaremos à Brasília”, adianta o executivo.

Lídia, Marcelo e Gustavo participaram da 4ª live do projeto Ptexto Apresenta que reúne lideranças empresariais e setoriais, formadores de opinião e personalidades para debater e comentar assuntos relevantes.

Fique de olho e participe:

A 5ª edição do PTexto Apresenta já tem data marcada e vai acontecer no dia 5 de agosto, às 18h. Os convidados irão debater sobre a segurança de dados em tempo de pandemia. A transmissão será feita pelo canal do Youtube da Profissionais do Texto.